APAE Limeira

apae@apaelimeira.org.br

(19) 3404-1569

apae@apaelimeira.org

(19) 3404-1569

EQUOTERAPIA

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Contando com uma tropa de 4 cavalos, na APAE os atendimentos são realizados semanalmente por equipe interdisciplinar, devidamente formada pela ANDE Brasil (Órgão normatizador da Equoterapia no país), atendendo usuários com ADNPM e Deficiencia Intelecual Leve, Moderada e Grave, de todos os programas da instituição.

Esta é uma das atividades oferecidas pelo programa CPC. Estabelecemos parcerias para financiamento do projeto anualmente.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn