APAE Limeira

apae@apaelimeira.org.br

(19) 3404-1569

apae@apaelimeira.org

(19) 3404-1569

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

No primeiro ano de vida de um bebê ocorrem rápidas transformações no desenvolvimento. Nesta fase da criança, o sistema nervoso está amadurecendo, sendo mais vulnerável aos estímulos recebidos, sejam eles positivos ou negativos.

Os estímulos positivos nos primeiros meses de vida são essenciais para proporcionar à criança um crescimento adequado dando a ela oportunidades para colocar em prática todo seu potencial.

Programas de intervenção precoce vieram favorecer o desenvolvimento motor e intelectual, prevenindo seqüelas futuras. Quanto antes este trabalho for iniciado, maiores são as chances do bebê se desenvolver com as etapas esperadas para sua idade.

Na Apae de Limeira o trabalho conta com um setor específico, que em 2007 completou dez anos de existência. Antes chamado de Estimulação Precoce, hoje o setor é conhecido como “Centro de Atenção Terapêutica”- CAT.

O CAT conta com uma equipe interdisciplinar formada por médico neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social. A equipe realiza avaliações para acompanhar o desenvolvimento dos bebês e os atendimentos realizados têm como objetivo facilitar as habilidades motoras ( rolar, engatinhar, ficar em pé, iniciativa comunicativa ,fala, entre outros ) e de habilidades do dia-a-dia ( vestir,colocar ou tirar sapatos, alimentação ), além do acompanhamento do comportamento e de suporte psicológico aos pais, quando necessário.

Se seu filho ou criança apresentar sinais de atraso no desenvolvimento, tenha nascido pré-maturo ou tenha alguma síndrome, a orientação é entrar em contato com a APAE. Não é necessário encaminhamento médico. O bebê será avaliado na Entidade, nos setores adequados de acordo com a necessidade.

Para agendar uma avaliação, entre em contato pelo telefone (19) 3404-1569.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn