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SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O QUE É?

A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade.
Os três principais critérios diagnósticos da Deficiência Intelectual são:

  1. Funcionamento intelectual significativamente inferior à média;
  2. Limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança.
  3. O início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade

No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.

PRINCIPAIS CAUSAS

Um dos desafios no diagnóstico da Deficiência Intelectual é estabelecer claramente a origem ou identificar a causa da Deficiência. Em cerca de 40% dos casos, não é possível determinar exatamente qual a causa. No entanto, sabe-se que existem fatores de risco que podem levar à Deficiência e estes fatores são multifatoriais, compostos de quatro categorias: biomédicos, sociais, comportamentais e educacionais.
Os fatores podem ser descritos de acordo com o momento de ocorrência, como: pré-natais (durante a gestação), perinatal (no momento do parto) e pós-natais (após o nascimento).

Fatores Biomédicos: se relacionam aos processos biológicos. Os principais são:

  • Distúrbios cromossômicos e genéticos;
  • Síndromes genéticas;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Doenças maternas;
  • Prematuridade;
  • Distúrbios Neonatais;
  • Lesão ao nascimento;
  • Lesão cerebral traumática;
  • Distúrbios convulsivos, etc.

Fatores Sociais: se relacionam com a interação social e familiar, como estimulação e resposta do adulto. Os principais fatores sociais são:

  • Pobreza/Falta de estímulos;
  • Má-nutrição materna;
  • Violência doméstica;
  • Falta de acesso ao cuidado pré-natal;
  • Falta de acesso aos cuidados no nascimento;
  • Falta de estimulação adequada;
  • Institucionalização, etc.

Fatores Comportamentais: se relacionam a comportamentos potencialmente causais, os principais são:

  • Uso de álcool na gestação;
  • Uso de drogas pelos pais;
  • Imaturidade dos pais;
  • Rejeição dos pais ao cuidado da criança;
  • Abandono da criança pelos pais;
  • Abuso e negligência da criança;
  • Violência doméstica, etc.

Fatores educacionais: se relacionam à disponibilidade de apoios educacionais que promovem o desenvolvimento intelectual, tais como:

  • Deficiência intelectual dos pais;
  • Falta de preparação para ser pais;
  • Diagnóstico tardio;
  • Serviços educacionais inadequados;
  • Apoio familiar inadequado;
  • Falta de encaminhamento para estimulação precoce, etc.

PRINCIPAIS CAUSAS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.

  1. Síndrome de Down: é a mais freqüente entre as anomalias genéticas que causam Deficiência Intelectual (1 a cada 600 bebês nascidos vivos) e o risco da incidência aumenta com a idade materna. Em 94% dos casos, a trissomia é acidental (trissomia simples),em apenas 3,3% dos casos, ocorre por translocação, podendo ser neste caso, hereditária (pode ocorrer mais de uma caso na família) e, em 2,4% dos casos, ocorre o mosaicismo celular, no qual a pessoa possui uma linhagem de células normais e uma trissômica. As características deste síndrome incluem: deficiência intelectual, hipotonia global (criança com os músculos mais “molinhos”, principalmente quando bebês), dismorfias como baixa implantação das orelhas, cabelos lisos, baixa estatura, com tendência à obesidade, alteração nas pregas das mãos e pés, dentre outras.
  2. Síndrome do X-Frágil: depois da Síndrome de Down, é a causa genética mais freqüente de Deficiência Intelectual. As pessoas com esta síndrome, apresentam algumas características físico-faciais, como face alongada, orelhas grandes e em abano, testículos aumentados, mas o que mais chama atenção é sua característica comportamental (muito agitado, arredio, com dificuldade de interação e contato com o outro, lembrando um Autismo). É transmitida pelo cromossomo X e afeta preferencialmente os meninos.
  3. Síndrome do Cri du chat (miado do gato): o nome da síndrome deve-se ao choro característicos dos bebês, semelhante ao miado do gato, e que é decorrente de malformação da laringe. O comprometimento intelectual pode ser bastante intenso.
  4. Síndrome de Prader-Willi: o quadro clinico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No período neonatal, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura.
  5. Síndrome de Angelman: distúrbio neurológico que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras.
  6. Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, etc.): alterações metabólicas, em geral enzimáticas, que normalmente não apresentam sinais nem sintomas sugestivos de doenças. São detectados pelo Teste do Pezinho, e quando tratados adequadamente, podem prevenir o aparecimento de deficiência intelectual. Alguns achados clínicos ou laboratoriais que sugerem esse tipo de distúrbio metabólico: falha de crescimento adequado, doenças recorrentes e inexplicáveis, convulsões, ataxia, perda de habilidade psicomotora, hipotonia, sonolência anormal ou coma, anormalidade ocular, sexual, de pelos e cabelos, surdez inexplicada, acidose láctea e/ou metabólica, distúrbios de colesterol, entre outros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONSULTADAS
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Texto Revisado. DSM-IV-TR. Artmed, 2003.
Retardo Mental: definição, classificação e sistemas de apoio. 10ª. Edição. Artmed, 2006.
Revista de Deficiência Intelectual. Ano I. Número 1. Julho/Dezembro 2011. APAE de São Paulo, SP.
Site APAE-SP: www.apaesp.org.br.
American Association on Intellectual and Developmental Disabilities: www.aamr.org

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