APAE INICIA A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS AOS SEUS USUÁRIOS

A APAE inovou seus atendimentos com a criação do projeto “APAE RURAL”, aprovado e financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Limeira.
O novo trabalho atenderá até o mês de dezembro, todos os alunos do Centro Profissionalizante e de Convivência (CPC) através da Terapia Assistida por Animais (TAA) e está dividido em duas frentes:  utilização de cães na sede da entidade e contato com os animais do sítio da APAE.
O contato com os cães cria uma atmosfera tranqüilizadora e funciona como facilitador para as ações dos terapeutas, promovendo ganhos que seriam mais difíceis de serem obtidos em uma intervenção convencional. Por outro lado, os animais do sítio que não são convencionais no dia a dia dos alunos, geram durante o contato, uma situação de aprendizagem única, onde é possível acariciar coelhos, escovar um cavalo, alimentar um porquinho com as mãos dentre outras atividades, elaboradas dentro de uma parceria entre fisioterapia e psicologia.
Os animais utilizados em terapia auxiliam na redução do estresse, no combate a depressão, na aprendizagem de regras, nas interações sociais, na correção de posturas, no incentivo a prática de exercícios e muitas outras situações direcionadas para o bem estar dos alunos. Estar próximo dos bichos proporciona um repertório vasto o suficiente para o desenvolvimento de atendimentos interdisciplinares com todos os profissionais do CPC.
Além da TAA o projeto também beneficia os usuários através e oficinas de reciclagem e do contato com plantas e com a terra, em atividades pedagógicas realizadas com os alunos dos Centros de Convivência e supervisionadas por professoras e monitoras.
Em resumo, o “APAE RURAL” traz para a entidade uma nova visão sobre a interação com a natureza e com os animais, onde tanto os alunos quanto os colaboradores são beneficiados, aumentando nossa expectativa com os resultados positivos que estão sendo colhidos.

Leave a Reply

*