APAE Limeira

apae@apaelimeira.org.br

(19) 3404-1569

apae@apaelimeira.org

(19) 3404-1569

APAE LIMEIRA PROMOVE SEMANA DE ALERTA PARA OS PERIGOS DO ÁLCOOL NA GESTAÇÃO

 

O CAP- Centro de Ações Preventivas – é um programa da APAE Limeira formado por especialistas que cuidam exclusivamente de assuntos e ações relacionados à prevenção das deficiências intelectuais.

Uma destas ações é a campanha anual voltada aos profissionais da área da saúde, educação, formadores de opinião, pais de alunos e comunidade. Entre os dias 21 a 24 de maio  este trabalho, que já é desenvolvido durante todo o ano, ganhará um reforço com distribuição material educativo em escolas e postos de saúde e outras ações de conscientização sobre os perigos de se consumir álcool durante a gestação.

Além de aumentar os riscos das crianças nascerem com problemas motores, físicos e mentais, o álcool ingerido na gravidez pode provocar aborto, nascimento prematuro, surdez, cegueira, mal formações nos ossos e nos órgãos como rins, fígado e até no coração. Déficit de atenção, dificuldades para se concentrar, hiperatividade ou problemas de relacionamento também estão relacionados à ingestão de álcool na gestação que, hoje, é a principal causa ambiental de Deficiência Mental.

Entre as ações programadas para a semana está a formação de novos profissionais para serem multiplicadores e a capacitação para os funcionários novos da Entidade.

Paralelamente, uma parceria com a diretoria estadual de ensino irá garantir treinamentos também para os professores coordenadores que passarão as informações aos professores da rede. Segundo Elisabete Giusti, que coordena o CAP, o tema será incluso no conteúdo e na grade curricular dos alunos, a partir do 5º ano ao ensino médio. “Não apenas os alunos de Limeira participarão, mas também todas as escolas da região”, oberva Elisabete.

” O foco da Campanha neste ano, serão os alunos do ensino fundamental e ensino médio. Muitos estudos apontam que os jovens e principalmente as mulheres estão bebendo cada vez mais cedo e queremos iniciar esse trabalho de conscientização cada vez mais cedo também. É preciso fazer com que os jovens tenham acesso a estas informações. Os jovens podem ser nossos parceiros e aliados nessa causa tão nobre. Se uma mulher souber que quando ela bebe, seu bebezinho também está bebendo, tenho certeza que ela pensará melhor” alerta a coordenadora que deixa a questão: Uma mãe colocaria um pouco de cerveja ou vinho numa mamadeira e daria para o seu filho recém nascido??? Quando uma gestante bebe, é isso o que acontece!

Informações sobre o assunto podem ser obtidas no site da APAE. www.apaelimeira.org.br ou pelo telefone (19)-3404-1569.

alcoolgestacao

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Outras notícias