APAE Limeira

apae@apaelimeira.org.br

(19) 3404-1569

apae@apaelimeira.org

(19) 3404-1569

Equipe de Prevenção da APAE Limeira promove mais uma semana para orientar sobre os perigos do álcool na gestação

O CAP- Centro de Ações Preventivas – é um programa da APAE Limeira formado por especialistas que cuidam exclusivamente de assuntos e ações relacionados à prevenção das deficiências intelectuais.

Uma destas ações é a campanha anual voltada aos profissionais da área da saúde, educação, formadores de opinião, pais de alunos e comunidade. Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, este trabalho que já é desenvolvido durante todo o ano, ganha um reforço com distribuição de cartazes, material educativo em escolas e postos de saúde e palestras orientando sobre os perigos de se consumir álcool durante a gestação.

A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é considerada a pior das conseqüências relacionadas ao consumo de álcool na gravidez, mas há ainda outros transtornos , que somados, estima-se que afetem cerca de 12 mil crianças por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Além de aumentar os riscos das crianças nascerem com problemas motores, físicos e mentais, o álcool ingerido na gravidez pode provocar aborto, nascimento prematuro, surdez, cegueira, mal formações nos ossos e nos órgãos como rins, fígado e até no coração. Déficit de atenção, dificuldades para se concentrar, hiperatividade ou problemas de relacionamento também estão relacionados à ingestão de álcool na gestação.

O assunto é sério e somente com o acesso a tais informações é possível evitar os danos irreversíveis aos bebês.

“Com a campanha, pretendemos alertar o maior número de pessoas possível sobre o perigo do álcool na gestação e principalmente informar que hoje, ele é a principal causa ambiental de Deficiência Mental e essa causa, todos nós podemos prevenir, é uma questão de consciência”, diz Elisabete Giusti- coordenadora da Equipe de Prevenção APAE Limeira.

“Em países da Europa e nos Estados Unidos já existem centros de formação para treinamento de profissionais para trabalharem nesta área. Existe um intenso trabalho de divulgação deste problema e nestes países, o consumo de álcool na gestação é visto e abordado como um problema de saúde pública”, finalizou Elisabete lembrando que aqui no Brasil também é preciso desenvolver esta responsabilidade.

Na próxima quinta-feira, o Doutor João Monteiro de Pina Neto, professor titular do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, irá ministrar palestra na Casa dos Médicos em Limeira, dentro da Campanha. A palestra com o especialista nesta área é de graça. Informações sobre a campanha podem ser obtidas no site da APAE. www.apaelimeira.org.br ou pelo telefone (19)-3404-1569.

 

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Outras notícias